21.1.08

Apatia

Ela deixa as coisas passarem sem se abalar.
Isso me irrita, sabe-se lá deus porquê.
Não consigo admitir tal apatia, tal distanciamento de tudo e de todos. Ela despreza tudo, duvida de tudo, não sente nada, porque sentir é sinal de fraqueza.
É um paradoxo, saber sem experimentar, é envelhecer sem ter sentido os anos passarem, amadurecer sem aprender.
Tão nova, e já sabe tanto que julga não precisar experimentar, se julga forte por demais para os prazeres mundanos. Olha pra tudo com um olhar de indiferença que reflete o que está escrito bem fundo em sua alma de pequena menina - e muito pequena!

Tão pequena, mas está sempre cansada. É frágil e se diz autêntica, não perde a pose. Sua falsa experiência não diz nunca a ela que o maior fraco é aquele que não admite a dor, o que a esconde até de si mesmo. As dores emocionais que ela ignora voltam, sempre, como dores físicas. Dor aqui e ali, e isto ela não tem vergonha de assumir. Não sei qual é a diferença. Se a origem é a mesma. Tão tola.

Antes achava bonito. Passava horas a conversar, me deleitava com suas idéias de mundo e sociedade. Hoje ela largou até as idéias de mão. Idéias, pra quê? Sonhar pra quê? Ah, ora, tá, não me faça perder a paciência!

Reencontrá-la me fez perceber que seu destino é se tornar mais imatura a cada dia que passa, é se distanciar da vida a cada dia que passa. Se pôr num pedestal de madura e indiferente e observar a vida de cima. Como se não pertencesse ao mesmo mundo que nós. E creio que realmente não pertence.

Eu? Prefiro toda a imaturidade do mundo à essa frieza e indiferença, tudo que é morno e sem sal merece extinção. Quero ir lá e provar, ir lá e sentir, não vou me prostrar na janela e esperar o tempo passar, no alto do saber. Quero mergulhar fundo, ir às profundezas de tudo o que eu faço, sejam elas claras ou escuras.

Quero um cigarro inteiro em um só trago, quero todo sonho do mundo em apenas um suspiro. Quero expressar-me inteira em uma só palavra, quero tudo em um segundo. E é essa paixão, esse imediatismo, essa fixação pela vida é que me mantém, é que me faz sobreviver, acima de todas as coisas. Quero viver orgasmos múltiplos em todos os poros do meu corpo. E da minha mente.

E você, pequena menina, (não citarei nomes)
Faça-me um favor! leve toda o seu tédio e seu estado inabalável pra lá. Não quero nada estável num raio de 1km. Ou fugirei.